(11)

(11)

Estímulo Sensorial

Gostou? compartilhe!

O estímulo sensorial é aquele que atua diretamente nas capacidades neurológicas, cognitivas e físicas da criança. Várias pesquisas já evidenciaram a importância de oferecer os estímulos corretos para os bebês na primeira infância.

As atividades sensoriais são aquelas que estimulam competências relacionadas aos sentidos, como tato, audição, visão e olfato. Essas atividades têm um papel importante no desenvolvimento da linguagem, dos movimentos, das emoções e da interação da criança com o mundo.

No Berçário Fruto da Vida, várias atividades desse tipo são realizadas, como psicomotricidade, massagem shantala, experiências sensoriais e musicalização.

Como promover o estímulo sensorial nas crianças?

O Berçário Fruto da Vida tem várias atividades sensoriais em seu dia a dia, além de contar com um espaço de brincar cheio de brinquedos sensoriais. A infraestrutura da instituição de ensino foi pensada e planejada para oferecer todos os estímulos que os bebês precisam.

As brincadeiras e atividades sensoriais ajudam a explorar as sensações e os sentidos, como, por exemplo, o tato, a audição, a visão e o olfato. Estes estímulos são muito importantes para o desenvolvimento dos movimentos, da comunicação, do equilíbrio, da sensibilidade e da inteligência.

As atividades de estimulação sensorial devem fazer parte da rotina das crianças no berçário, para que elas consigam se desenvolver rapidamente e obter as habilidades necessárias no campo cognitivo e motor.

O brinquedo sensorial é aquele que trabalha com os sentidos e as sensações das crianças. Em geral, são brinquedos que as crianças podem tocar, abraçar, cheirar, ouvir, manipular e sentir, desenvolvendo novas experiências e aprendizados. Algumas opções são os chocalhos, mobile de berço, instrumentos musicais, espelhos, bolas sensoriais e brinquedos com diferentes texturas e cores.

O Berçário Fruto da Vida tem uma estrutura repleta de brinquedos que favorecem a estimulação sensorial. Várias habilidades da criança são potencializadas com esses estímulos sensoriais. Conheça o trabalho do Berçário Fruto da Vida!